Entenda o que são landing pages e por que elas são importantes para seu negócio!

marketing digital é recheado de termos e expressões bastante específicas e diferentes. Não é de se espantar, portanto, que muitos empreendedores façam perguntas como “o que é landing page?” e “o que significa a sigla CTA?”.

O importante, no entanto, é reconhecer a importância e o papel dessas expressões em uma estratégia digital.  

Neste artigo, explicamos o que é, e o objetivo de uma landing page. Acompanhe!

O que é landing page

O termo tem origem no idioma inglês e pode ser traduzido como “página de aterrissagem”. No Marketing Digital, uma landing page é, portanto, o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site. Naturalmente, pode ser a categoria de um blog, de produtos em um e-commerce ou um artigo, mas a expressão costuma ser utilizada no contexto de mídias pagas.

Quando você clica em um anúncio, em uma campanha de e-mail marketing ou em banners, por exemplo, e é direcionado para uma página, que geralmente tem como objetivo atrair clientes ou consumidores, você foi encaminhado para uma landing page.

É muito comum que nessa página de destino (a expressão mais utilizada em português) tenha um formulário para gerar algum tipo de conversão — seja uma venda, clique, curtida, visualização, download, cadastro ou assinatura de newsletters, por exemplo.

O objetivo de uma landing page

Diferentemente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como nos exemplos que citamos anteriormente.

Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões e é exatamente por isso que se diferenciam de outras páginas de um site.

Para facilitar a vida de seus clientes e sua navegação no site, a landing page deve ser visualmente agradável, com um layout leve e limpo, apenas com os elementos necessários.

Além de fotos, outros elementos de design, como setas e banners, podem ser utilizados para indicar elementos importantes, como um formulário e a call to action.

Descrição

As landing pages costumam ter pequenos textos que ajudam o usuário a entender a oferta instantaneamente. Nas descrições, é importante ser sucinto, objetivo e resumir as ideias em frases curtas, destacando os aspectos mais interessantes para o internauta. É comum utilizar, para isso, bullet points, palavras em negrito, números e vídeos.

Formulário

As landing pages são bastante utilizadas para gerar leads, por isso, é comum a existência de um formulário, no qual o usuário troca alguns dados, como seu nome, e-mail e telefone para ter acesso a uma proposta. Nesses casos, também são conhecidas como páginas de captura.

IMPORTANTE: É preciso avaliar bem quais informações serão requisitadas e o tamanhodo formulário, levando em consideração as personas, seu estágio no funil e o objetivo da página. Em geral, quanto mais dados forem pedidos, menos pessoas tomarão a ação desejada.O espaçamento entre imagens, frases e demais composições da página ajudam o leitor a entender a oferta e perceber elementos em destaque.

Call to Action

As calls to action (CTA’s), ou “chamadas para ação”, são fundamentais para o sucesso da sua landing page e, como consequência, do seu negócio. É por meio desse recurso — que pode ser um botão de cadastro ou de download de um e-book — que você indica ao usuário como converter.

Sempre certifique-se de deixar bem claro o motivo dessa CTA e o que ocorrerá a seguir. Jamais tente dar uma de “espertinho” ou enganar seu cliente.  

E então, você entendeu o que é landing page e como são indispensáveis no marketing digital?

Essas páginas alavancam qualquer tipo de conversão e funcionam, basicamente, como a porta de entrada de uma casa ou de uma loja. Só entrará quem gostar daquilo que vêse sentir confortável e seguro naquele lugar, sobretudo para gastar seu dinheiro e comprar algo.

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