Calendário editorial no Marketing de Conteúdo

Não basta publicar conteúdo por publicar. Para alcançar sucesso na estratégia, é preciso ter um bom planejamento, e isso inclui a definição de objetivos, personas e métricas. E todas essas informações são insumos valiosos para a construção do seu calendário editorial.

Calendário editorial é uma estrutura de planejamento, baseado em um calendário real, para listar toda a sua estratégia de publicação de conteúdo, deixando claro quando e o quê será publicado. É uma maneira de criar um cronograma para acompanhar o que você precisa escrever e qual a previsão de lançamento.

Esse documento inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Nele, ficam registradas informações como:


• Datas de publicação no blog/site;
• Datas de publicação, datas comemorativas e comerciais relacionadas ao seu negócio, promoção em redes sociais;
• Os temas e formatos de cada um dos conteúdos;
• As palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
• As personas e a etapa da jornada do cliente para as quais o post foi feito.


Ele é essencialmente uma forma de planejamento que dá a você e à sua equipe um plano de ação para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Exemplo de calendário da conexo rama, criado no Excel.


A partir dele, é possível ter uma visão panorâmica de tudo que está acontecendo em termos de produção de materiais nos seus canais digitais.
Podemos destacar inúmeras vantagens com esse planejamento, como:

  • Melhor organização e planejamento
    O calendário editorial permite que os temas dos conteúdos, além das datas de produção e de publicação sejam planejados com muito mais antecedência.
    Isso melhora o cumprimento dos prazos e a ocorrência de atrasos se torna bem menor em todas as etapas da estratégia.
    Consequentemente, o calendário editorial também ajuda na manutenção de uma boa frequência de publicação. Ele evita surpresas de última hora, como a falta de um conteúdo pronto para divulgação. Com ele, a tarefa de “postar” vai se tornando um hábito. Outro ponto positivo dessa ferramenta é a organização das tarefas de cada membro da equipe de Marketing, que ficam mais claras e bem divididas entre o time.

  • Maior controle sobre a estratégia de conteúdo
    Além de ser uma ferramenta para programar materiais futuros, o calendário editorial também funciona como um documento de todos os conteúdos já publicados pela sua empresa.
    Ao analisar os conteúdos anteriores, você poderá acompanhar a quantidade de materiais produzidos para cada persona, etapa do funil e verificar a necessidade de equilibrar a proporção.
    Com isso, você aumentará as chances de alcançar mais pessoas, principalmente quando usa em conjunto as principais ações de SEO.
    Outra informação que um calendário editorial pode te fornecer é sobre os temas e palavras-chave já utilizados no seu blog/site/midias. Antes de pensar em novas pautas, verifique se já foi feito algum material sobre o assunto para evitar a repetição.
    Para quem está começando ou ainda produz poucos conteúdos por mês, essa dica pode não fazer tanto sentido. Mas pode ter certeza: com o crescimento do seu blog/site/midias e do volume de publicações, fica cada vez mais difícil manter controle sobre todos os temas abordados.
    E isso também vale para os formatos dos conteúdos. Sempre analise o calendário editorial para avaliar quais são os mais utilizados pela sua empresa e procure diversificar ao máximo.

  • A possibilidade de avaliar resultados anteriores
    Como toda estratégia de marketing, é essencial mensurar resultados obtidos e entender o que deu certo e o que não deu para promover melhorias no futuro.
    A partir das informações presentes em um calendário editorial, você pode avaliar, por exemplo:
    • Dias e horários têm melhores resultados na postagem do seu blog;
    • Dias e horários têm melhores resultados em redes sociais;
    • Os temas mais procurados e acessados pelo público-alvo;
    • Os melhores tamanhos de posts com base nos resultados;
    • Quais CTAs apresentam melhor performance;
    • Qual a frequência ideal de postagem.
    Todos esses dados podem te ajudar a desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo cada vez melhor com base no que a sua audiência realmente gosta e procura.

  • O papel de gerador de ideias
    Já produziu muitos conteúdos e não tem mais opções de temas para abordar? Uma boa maneira de resolver isso é pelo uso do calendário editorial.
    O planejamento prévio dos seus conteúdos, ao contrário do que parece, pode te ajudar a ser ainda mais criativo e até funcionar como um gerador de ideias para sua estratégia, fornecendo insights de:

  • 👉• Conteúdos que podem ser reutilizados em outros formatos: essa é uma ótima forma de diversificar seus materiais. Você pode tanto transformar um conteúdo mais completo em vários menores (estratégia top-down) quanto fazer o inverso (estratégia bottom-up).
    👉• Conteúdos já produzidos que podem virar calls-to-action no seu blog;
    👉• Conteúdos mais antigos que podem ser atualizados e melhorados.

  • O fácil entendimento da estratégia de marketing
    O calendário editorial fornece uma visão geral e de fácil entendimento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
    Por centralizar diversas informações, ele tem um papel importante para melhorar a comunicação e o conhecimento da equipe sobre as datas e aos prazos, além de possibilitar que todos acompanhem o andamento dos processos.
    Isso amplia o alinhamento de todos em relação aos objetivos de Marketing de Conteúdo e, por isso, é essencial que todo o time de Marketing tenha acesso ao calendário editorial.

Como fazer um calendário editorial


Passando agora para a parte prática, existem algumas etapas que podem ser seguidas na construção de um calendário editorial e você pode seguir esses 4 passos principais:

👉Selecione a ferramenta ideal
Você pode construir um calendário editorial em diversas ferramentas, mas a escolha entre as opções dependerá principalmente de requisições ou restrições da própria empresa.
Uma das possíveis ferramentas, por exemplo, é o Google Planilhas. Entretanto, não são todas as organizações que têm acesso ao Google Apps e, por isso, optam por outras, como Excel ou LibreOffice.


Além do uso de planilhas, uma opção para quem tem uma conta Google é criar o calendário editorial no próprio Calendar, por exemplo. A principal vantagem é o fato de ele emitir alertas para ajudar a lembrar das tarefas, o que reduz ainda mais a chance de esquecimento.

✔️Faça o planejamento da sua estratégia
Com uma ferramenta em mãos, comece a planejar a sua estratégia de conteúdo e documentá-la no seu calendário editorial.
Para isso, é preciso fazer uma série de definições, como:


• Frequência de postagem no blog (seguindo as dicas que vimos antes);
• Título e palavras-chave de cada conteúdo: importantes para acompanhar os temas que vêm sendo abordados no blog;
• Datas: incluem tanto o deadline para a entrega dos conteúdos finalizados quanto as datas de postagem no blog;
• Horários: determine a hora em que cada um dos seus conteúdos serão publicados;
• Profissional responsável pela produção do conteúdo;
• Profissional responsável pela postagem;
• Categoria do seu blog em que os conteúdos se classificam;
• Formato de conteúdo: destaque no seu calendário editorial se o conteúdo é um artigo para blog, um eBook etc;
• Persona: para qual persona os materiais foram feitos;

✔️Construa a estratégia de divulgação
Além do planejamento de conteúdo, você também pode utilizar o calendário editorial para definir a estratégia de divulgação dos materiais. Isso inclui:


• Redes sociais: escolha em quais redes sociais os conteúdos serão publicados e crie modelos de chamadas para cada uma delas;
• Frequência de postagem: assim como a frequência de postagem no blog, é importante definir a periodicidade da divulgação em redes sociais;
• Email Marketing: além das redes sociais, o calendário de Email Marketing também é uma ótima maneira de promover seus materiais e manter o público engajado.

Defina os dias e horários de divulgação e inclua no seu calendário editorial.

Siga o cronograma, acompanhe e meça resultados


Por fim, com um calendário editorial definido, não se esqueça de compartilhá-lo com a equipe de marketing.
Procure sempre segui-lo à risca e acompanhar os resultados para melhorar constantemente a sua estratégia de Marketing de Conteúdo!


Post publicado com curadoria de conteúdo pesquisado no site da Rock Content 

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